segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CUIDAR DA QUALIDADE DE VIDA DOS LÍDERES



Cuidar da Qualidade de Vida dos Líderes
Enquanto as gerações anteriores de líderes eram freqüentemente preparadas para se dedicarem de corpo e alma a uma causa, sem levar em conta o custo pessoal, esse não é o caso atual. Aqueles que trabalham com a mocidade devem ajudar os líderes a encontrar tempo para si mesmos, tempo para relaxar, para bater papo, para tratar dos próprios problemas pessoais, para rezar. Muitos líderes são muito generosos e querem abraçar o mundo. Freqüentemente, carecem de prioridades e tendem a assumir compromissos demais. Finalmente, tornam-se sobrecarregados, consomem-se e sucumbem. Perguntou-se a um jovem comprometido: "Quanto tempo você vai continuar?". A resposta: "Por tanto tempo quanto me sentir bem com isso". Uma resposta que revela uma nova mentalidade de uma nova geração de jovens.
Os líderes da juventude precisam ser treinados nas técnicas de administração de tempo de forma que possam dar conta de múltiplas tarefas concomitantemente e ainda encontrar tempo para si mesmos, para relaxar, para aprofundar relacionamentos e para cultivar uma vida espiritual pessoal. Isso pode significar pôr no papel os compromissos, elaborar listas de tarefa para serem completadas, ter prioridades, fazer planejamentos para o futuro de modo a obter tempo para ter uma preparação séria, usando ferramentas para poupar tempo, tais como telefones, fax e correio.
Mas existem motivos que vão além dos puramente pragmáticos, que visam evitar o desgaste e a perda de líderes importantes. Devemos preocupar-nos com uma formação que seja integral. Precisamos formar líderes compromissados que sejam intelectual, emocional e espiritualmente maduros. Líderes compromissados cujas vidas pessoais sejam uma tragédia não são modelos atraentes para outros jovens.
Artigo disponível em: http://www.pjbru.cjb.net/

Nenhum comentário: