Queremos pautar as razões do nosso viver
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado há 23 anos, com momentos fortes da vida juvenil: encontrões, manifestações, missões, apresentações culturais... Nesse ano, desejamos dar continuidade ao ciclo de debates iniciado com a Campanha da Fraternidade e com o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara. Sua profecia inspirou o eixo das atividades permanentes da PJB: “Temos mil razões para viver!”.
O tema do DNJ desse ano é a “Juventude e os Meios de Comunicação” e o lema é “Queremos pautar as razões do nosso viver!”. É nesse momento, também, que queremos denunciar toda a visão equivocada sobre a juventude e colocar na pauta de discussões da mídia, da sociedade e da Igreja, a verdadeira realidade, anunciar os sonhos e todas as razões do nosso viver: justiça, vida digna, liberdade, paz, amor para todos e todas.
Os subsídios ajudam
Com os materiais que foram elaborados, queremos pensar a mídia como ferramenta que gera a vida e ao mesmo tempo como nós somos instrumentos de comunicação para os outros e as outras. Algumas questões que foram pensadas para o subsídio de preparação ao DNJ podem nos ajudar a refletir, dialogar, fazer diferente:
• Qual a importância da comunicação em nossa vida? Como ela influencia nossos relacionamentos? Que meios usamos para nos comunicar, expor nossas idéias, mostrar quem somos? A forma como os jovens são apresentados nos meios de comunicação é verdadeira?
• Que inspiração nos dá o lema “queremos pautar as razões do nosso viver”?
Precisamos compreender que a juventude não é produto e nem o consumidor em ênfase. Queremos que a juventude seja protagonista, que ela produza comunicação, que ela se encante pela vida, que saiba utilizar os meios de comunicação para, com democracia, mostrar suas idéias, sua cara, seus projetos, sua visão de mundo... É momento de pautar a esperança, a disponibilidade de construir uma nova sociedade, onde todos tenham seu espaço reconhecido e legitimado.
Se conhecem jovens que produzem sua própria comunicação, seja em rádio comunitária, jornal da escola, linguagens artísticas, façam contato com eles e partilhem suas experiências, façam parcerias.
No material do DNJ há uma discussão interessante sobre a Educomunicação. Vou reproduzi-la aqui para que vocês possam identificar pistas de trabalho com os jovens do seu grupo, da sua turma de escola, da sua organização juvenil.
O que é Educomunicação?
Segundo Verônica Rezende, “educação e comunicação nunca estiveram tão próximos”. A Educomunicação surge visando à aproximação entre os profissionais de ambos os campos (educação e comunicação), buscando a formação para a cidadania e a abertura de espaço, na mídia, para a expressão dos jovens.
Essa nova área, surgida na Universidade de São Paulo, que conta com curso de pós-graduação, é direcionada ou a profissionais de comunicação que se preocupam com a educação, ou a educadores que refletem sobre a influência da mídia na formação especialmente dos jovens para o exercício da cidadania”.
O professor Ismar de Oliveira Soares exemplifica: “Quando temos notícia de que grupos de adolescentes, numa escola da periferia de uma grande cidade como São Paulo, trabalhando de forma colaborativa em torno de um computador, planejando o jornal da escola ou criando seus web-rádios. Consideramos como educomunicativa, também, a proposta de um jornal, de uma revista ou de uma emissora de TV de dedicar espaço específico e tempo para a área da educação, colaborando com os educadores na divulgação de ações que tenham como eixo central a participação dos membros das comunidades em ações voltadas para a ampliação das formas de expressão, para o fortalecimento da auto-estima dos jovens e para práticas de cidadania”.
Raquel Pulita,
integrante da ONG Trilha Cidadã, da Comissão Nacional de Assessores(as) da PJ e da Comissão Colegiada de Assessoria do Setor Juventude da CNBB.Endereço eletrônico: rpulita@terra.com.br
Artigo publicado na revista Mundo Jovem, edição 391, outubro de 2008, página 2.
Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/subsidios-grupo_jovens-15.php
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