quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CORPOS DE SANTOS INCORRUPTOS.


São muitos os santos cujos corpos ficaram incorruptos por anos depois da morte. Muitos deles continuam incorruptos; alguns tem desprendido cheiro de rosas e tiveram outras manifestações milagrosas. Estes são sinais extraordinários que manifestam o favor Divino nestes santos.

Deus disse a Adão: "Com a tranpiração de sua face você comerá o pão, até que você volte à terra, pois dela você veio; já que és pó e ao pó voltarás" - Gen. 3, 19. É o castigo para o pecado que todos os homens sofrem. Mas Deus quis preservar por um dom natural que desafia as leis da natureza, alguns homens e mulheres de santidade extraordinária.

É Deus que preservou incorrupto os corpos mortais de alguns santos. Quis manifestar claramente Sua Glória, Seu absoluto poder sobre a natureza e testemunhar a santidade que Ele mesmo comunica por meio de Sua Igreja aos homens, templos do Espírito Santo. Este milagre, que só acontece dentro da Igreja Católica (todos os milagres só aconteceram em ambiente judaico - no AT, ambiente cristão - antes do cisma e ambiente católico - após o cisma), brilha diante dos homens incrédulos do nosso século, mas eles não querem ver.


Diferentes tipos: Muitos estão totalmente incorruptos até hoje, outros são durante algum tempo, outros vão secando lentamente sem propriedade de corrupção. Por isso alguns estão recobertos de cera para preservar da característica de negridão do tecido externo. É o caso por de Santa Bernadette Soubirous, Santa Catarina Labouré, São Vicente de Paula, Santa Vittoria, etc. Outros são preservados com escasso tratamento de cera: como Santa Catalina de Bolonha, Santa Margarita Redi, o de Sebástian Devoto de Aparício (que se conserva na Cidade de Puebla, no México), ou São Francisco Xavier (que se conserva em Goa, na Índia, e foi bem maltratado pelos caçadores de relíquias).


Em alguns casos de santos não mais incorruptos, foram feitas representações de seus corpos realizadas com cera e seus restos mortais colocados dentro destas imagens de cera: deste modo, por exemplo, São Pascual Baylón: feita imagem cópia do que era o seu corpo incorrupto e reproduzido graças a quadros antigos, desde que foi profanado e queimado na guerra civil espanhola pelos comunistas; ou o corpo de Santa Inocência ou Santa Celeste: são belas imagens de cera que retratam com perfeição corpos humanos, mas são apenas imagens de cera que conservam em seu interior, os ossos destes Santos. Disso pode ter vindo a confusão de venerar imagem de cera (cópia do original), com um real e verdadeiro corpo incorrupto.

No caso do Papa beatificado João XXIII, é sabido que foi realizado certo tratamento de embalsamento para que suportasse o velório e as cerimônias, e há testemunho médico-científico. Mesmo assim é extraordinário que se preserve por tantos anos.


VENERAÇÃO

Ao venerar estes corpos, reconhecemos a Glória de Deus, Único que pode fazer este milagre e nós honramos a santidade, que queremos de coração, imitar.


"Os corpos dos mártires sagrados e outros que vivem agora com Cristo, corpos que eram seus membros e templos do Espírito Santo, que um dia subirão para Ele e serão glorificados na vida eterna, podem ser venerados pelos cristãos. Deus dá muitos benefícios aos homens através deles" . (Concílio de Trento)


É necessário distinguir três tipos de conservação: 1. Milagroso (Incorruptível), 2. Feita através de meios científicos, 3. Natural e acidental.

A incorruptabilidade é a preservação milagrosa e como tal, não obedece nenhuma lei natural e independe de qualquer circunstância (umidade, temperatura, tempo, substância química ou outros elementos). Eles não foram embalsamados ou tratados de nenhuma forma. Alguns suam aroma como perfume.

Nem todos os corpos incorruptos se mantêm igualmente indefinidamente.


A incorruptibilidade não é mumificação. Os corpos mumificados são rígidos e secos.



São João Bosco (com camada de cera)

Morreu em 31 de Janeiro de 1888, seu corpo permanece incorrupto na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Itália.



Fonte: http://www.javesalva.com.br_santos_incorruptos.htm

Nenhum comentário: