quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ESCUTA JUVENTUDE! DEUS ESTÁ NOS FALANDO!

Mais um ano se inicia e com ele a expectativa de dias melhores e realizações em nossa vida pessoal, familiar, acadêmica, profissional e na nossa missão na Messe do Senhor, na Igreja e na Sociedade.
Nós, que fazemos parte da Equipe Arquidiocesana, terminamos 2009 num desgaste total. Apesar de alguns avanços e conquistas que, Graças a Deus, tivermos em nossa missão, fomos abatidos por muitas decepções, principalmente ocasionadas pela má vontade e desinteresse de um bom número de coordenadores jovens. Particularmente, cheguei a pensar se valeria mesmo a pena manter uma equipe Arquidiocesana para ajudar a juventude das Paróquias, já que a maioria não mostrava interesse em nossa missão de servi-la. De fato eu estava passando pela aquela fase que os Santos Místicos chamam de Aridez Espiritual, onde buscamos a voz e resposta de Deus e não O ouvimos, nem sentimos a Sua presença, pois estamos fracos na fé, logo nos desesperamos e desanimamos nas primeiras dificuldades.
Mas Deus é um Pai amoroso e dedicado, e nunca abandona os Seus filhos amados. E no tempo certo - o Tempo dEle - , eis que dá uma resposta, um novo despertar, não somente para mim, mas para toda Arquidiocese de Maceió: Dom Bosco, Patrono e Apóstolo da Juventude vem nos visitar. Com certeza uma visita ilustre, histórica e abençoada, no momento certo, não é por acaso. Aliás, nada que Deus faz ou deixa de fazer é por acaso.
Escuta Juventude! Deus está nos falando! O primeiro grande encontro da Arquidiocese em 2010 é justamente a visita das relíquias do Patrono da Juventude. Isso é um sinal claro e profético que Deus está nos covocando para este ano de 2010 nos dedicarmos ao máximo a missão de evangelizar outros jovens, fazendo, verdadeiramente, a nossa parte na implantação do Seu Reino, da Civilização do Amor, aqui na Terra.
E Deus não está dando este recado apenas para os Movimentos AJS E CJC que seguem o carisma Salesiano. Dom Bosco, fundador da grande família Salesiana, era acima de tudo Igreja. "Basta que sejais jovens para que eu vos ame", dizia o Apóstolo da Juventude e não "Basta APENAS que sejais AJS, CJC, PJ, PJMP, EJC, MUR, MJ, Segue-Me, Cursilhos, TLC, Folcolares, EJNS, Comunidade Shalom ou Doce Mãe de Deus... Está na hora de vestirmos por cima das camisas dos nossos Grupos, Pastorais, Movimentos e Comunidades de vida, a camisa da Juventude da Arquidiocese de Maceió.
Escutem Padres, Seminaristas, Religiosas, Consagrados e leigos! Deus fala também para cada um de vocês! Sigam o exemplo de Dom Bosco; acolham, apóiem, orientem, corrijam fratenalmente quando errarem, e, principalmente, amem cada jovem que Deus colocar na vida e missão de vocês.
A visita das Relíquias de São João Bosco, anima a nossa fé e a missão de evangelizar a juventude de Maceió e das 36 cidades que fazem parte das 70 Paróquias de Nossa Arquidiocese. Dom Bosco passou por dificuldades e sofrimentos maiores que os nossos, foi até chamado de louco, mas não deixou de ouvir a voz de Deus, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, fazendo a diferença, transformando jovens marginalizados em cristãos autênticos na Igreja e na Sociedade. Hoje Deus nos convida a imitarmos seu venerado servo.
Muito precisa ser feito. O nosso Estado encontra-se mergulhado no caos que destroe, todos os dias, milhares de jovens. Temos a nossa parcela de culpa pois, ao contrário de Dom Bosco, estamos acomodados no nosso mundinho e não apresentamos Cristo aos nossos irmãos. Ser Cristão não é ficar a toa na vida, esperando alguém chamar para ver a banda passar. Nem tão pouco limita-se apenas a ficar na salinha onde o meu grupo se reúne, ou achar que o Espírito Santo só atua na minha Pastoral ou Movimento, ou que a Igreja limita-se apenas a minha Comunidade de Vida. Ser cristão não é olhar para o próprio umbigo, mas é atender o convite de Deus Pai, junto com os meus irmãos, cada um de acordo com o carisma dado pelo Espírito Santo, e ser Sal da Terra e Luz do Mundo, a exemplo de Dom Bosco.
Que neste ano de 2010, inspirados pelo Espírito Santo, possamos imitar Dom Bosco, saindo do nosso comodismo, fazendo o nosso melhor para apresentar Cristo, Caminho, Verdade e Vida a todos os jovens residentes nas Áreas da Nossa Arquidiocese.
Rick Pinheiro.
Teoólogo, professor, acadêmico de direito e Coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: