quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

E TEM GENTE QUE AINDA NÃO ACREDITA EM DEUS E EM SEUS SANTOS.

Relizando a pesquisa para elaboração de uma série especial de subsídios sobre Dom Bosco, em comemoração a visita das relíquias do Apóstolo da Juventude em Nossa Arquidiocese, me deparei com algo fascinante: os corpos incorruptos. Evidente que eu já conhecia este milagre e tinha visto várias fotos, mas confeso a vocês, meus irmãos amados, que fiquei fascinado como Deus, mesmo sem precisar pois Ele é Deus e precisamos acreditar sem ver, opera sinais extraordinários como este. O mais incrível é que tais corpos tem aparência de estarem mais vivos que muitas pessoas que encontramos na rua, que não tem fé em Deus e por isso, diante das tribulações da vida, perdem todo ânimo pela vida.
Diante destes milagres, aqueles que não crêem em Deus e/ou nos santos, precisam reconhecer três fatos indiscutíveis.
O primeiro que Deus é o Senhor de toda nossa vida, de todo nosso ser. Não é a morte física que irá nos afastar de Deus. Ele é o Senhor do impossível. Nada, mas nada mesmo, é impossível para Ele. Não existem barreiras físicas, leis da natureza e do homem, formulas matemáticas e quimicas que impeçam a ação de Deus. Os corpos incorruptos dos santos são as provas vivas que Deus existe e age em todos nós Seus filhos amados.
O segundo fato que precisa ser reconhecido pelos ateus e irmãos afastados de plantão é que Deus nos chamou a Santidade e age através de nós. Ele faz questão de provar isso de forma extraordinária nos corpos de alguns dos seus venerados servos. Como jovem, confeso que fico lisonjeado e emocionado ao saber que um dos nossos Patronos, São João Bosco, é um destes sinais vivos da existência de Deus.
Por fim, e sem querer ofender aos irmãos afastados, o terceiro fato é que de fato a Igreja Católica é verdadeiramente a Igreja de Cristo. Evidente que, por Sua infinita misericórdia, Ele opera milagres em outras igrejas, religiões e até em pessoas ditas atéias, mas um dos milagres mais visíveis e inexplicável pela ciência, os corpos incorruptos, Ele só opera nos servos da Igreja Católica Apostólica Romana. Este fato é o sinal vivo que o próprio Deus nos dá que Ela é o Seu Corpo Místico. Evidente que não somos perfeitos, pois a Igreja é feita por humanos e perfeito só Deus, mas não há o que discutir diante dos fatos. Mesmo sendo os "Tomés da vida" não há como negarmos este milagre tão visível aos olhos como as chagas de Cristo tocadas por São Tomé.
Vale lembrar que os milagres são sinais claros e livres de Deus em nosso meio, portanto, Quem é digno de louvor, adoração e glória é Deus, o Autor de tudo e não os feitos, no caso aqui exposto os milagres dos corpos incorruptos dos santos, nem mesmo os próprios que por seus testemunhos de vida nos ensina que não é impossível vivermos de acordo com a vontade de Deus.
Termino este pequeno e desprentioso artigo transcrevendo um comentário sobre corpos dos santos incorruptos, feito por uma jovem chamada Jana no Blog A Volta do Mistureba. De fato essa jovem estava inspirada pelo Espírito Santo para escrever tão sábias palavras.
"Vejo tudo isso como manifestações concretas do amor de Deus por todos nós... "Delicadezas" de um Deus que mantém PRESERVADOS, de forma visível, alguns dos Seus filhos, para que todos saibamos que também o somos (preservados) em Seu Coração... E que a verdadeira vocação do cristão é a santidade. Num mundo em que tudu se decompõe muito rápido (corpos, sentimentos, afetos, crenças...), é um SINAL e tanto". (Comentário de Jana em: http://avoltadomistureba.blogspot.com/2009/05/corpos-incorruptos-de-santos-html . Grifo meu).
Rick Pinheiro
Teológo, professor, acadêmico de Direito e Coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: