sábado, 17 de janeiro de 2009

CRISTIANISMO E ESPIRITISMO: UMA MISTURA QUE NÃO DAR CERTO.


CRISTIANISMO E ESPIRITISMO: UMA MISTURA QUE NÃO DAR CERTO.


Já não é de hoje que a doutrina espírita é vastamente divulgada pela mídia, em especial, pela Rede Globo de Televisão que usa o que há de melhor nela para difundir o espiritismo: A teledramaturgia. Há pouco tempo atrás, praticamente todas as novelas da grade de programação da emissora e até mesmo programas jornalísticos como Linha Direta abordavam o espiritismo. A novela “A Viagem”, por exemplo, foi exibida por três vezes. Isso sem falar na versão antiga dos anos 70 que também foi exibida por mais de uma vez. No momento que escrevo este artigo, estão sendo exibidas duas novelas da emissora abordam o tema. Uma delas comete um “gravíssimo erro” que atrai os eleitos de Deus desavisados: “Profeta” é aquele que anuncia e denuncia em nome de Deus e no caso do protagonista da mencionada novela ele é um “Vidente”.
Mas não podemos ser insensatos e condenar a Rede Globo por difundir a doutrina espírita, pois os seus fundadores e diretores são adeptos desta. Caso contrário teríamos que condenar a Canção Nova, por exemplo, por levar a muitos lares a mensagem do Evangelho. No Brasil a liberdade religiosa é assegurada pela Lei Máxima do País, a Constituição Federal, desde que haja o respeito à liberdade de culto e a liturgia de cada credo religioso. Aliás, respeito que a referida emissora não tem por nós católicos, pois sempre somos mostrados como tarados, pervertidos, frustrados, chatos, caretas, cruéis e velhos chatos (nesses mais de 10 anos de Malhação, alguém viu um jovem cristão entre os personagens? Um grupo jovem? Um encontro ao estilo EJC? Se apareceu alguma vez, por favor, me alertem para que eu não seja injusto).

O que me preocupa é o número considerável de católicos que são simpatizantes e até adeptos do Espiritismo. Vão as Missas aos domingos e durante a semana vão a sessões espíritas. Devemos lembrar que Jesus mesmo nos diz que “não devemos servir a dois senhores”. Muitos destes nossos irmãos caem na cilada do inimigo de Deus e aceitam a doutrina espírita por ignorância e até mesmo acham que é um complemento para sua fé católica.

Todos nós, como cristãos batizados, temos a missão de levar a Boa-Nova a todos que mais necessitam. Vale esclarecer que não podemos forçar ninguém a concordar conosco ou fazer guerra contra qualquer doutrina diferente da nossa, mas temos que fazer a nossa parte como discípulos e missionários de Cristo, ou seja, levar a nossa doutrina a todos. Para isso precisamos nos abastecer, buscando na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja, no Magistério da Igreja as dúvidas e os erros de fé mais freqüentes do povo de Deus.

Para esclarecemos que a doutrina espírita de fato é oposta ao que Jesus prega vamos dar uma pesquisada, primeiramente na Palavra de Deus. No livro do Levítico, Deus nos ordena: “Não vos dirijais aos espíritos nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles” (Lev. 19,31). No livro do Deuteronômio Ele nos ordena: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou filha (Obs: Prática de magia negra), nem que se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, aos feiticismos, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor abomina aqueles que se dão a essas práticas... (Deut 18, 9-13).

O espiritismo kardecista nega pelo menos 40 verdades da fé cristã, entre elas a mais grave é Negar nossa redenção por Cristo. Para esta doutrina Jesus Cristo não passa de um espírito muito evoluído através das suas sucessivas reencarnações e a salvação decorre não da graça de Deus, mas do esforço pessoal de cada indivíduo que procure se purificar dos seus pecados cometidos em encarnações anteriores.

Diante do pouco exposto aqui podemos constatar que Cristianismo e espiritismo não caminham lado a lado. Devemos alertar aos nossos familiares e amigos que se deram a essas práticas abominadas por Deus a imediatamente abandoná-las, procurar um sacerdote e, de fato, se purificar deste pecado pelo sacramento da Reconciliação, fazendo o propósito de nunca mais se deixar levar por essa prática oferecida pelo inimigo de Deus. Vale lembrar que também se faz necessário destruir todo material (livros, imagens, gravuras, etc.), usadas nas sessões espíritas e para difundir sua doutrina.

Quanto à questão abordada do início deste texto é simples: da mesma forma que temos a liberdade religiosa em nosso país, temos também a liberdade de deixar entrar em nossas casas o que de fato serve para edificar a nossa família. Basta apenas um clique no controle remoto da televisão.
Para nos aprofundamos mais nesta e em outras doutrinas, sugiro dois livros que me ajudaram a escrever este artigo: Crenças, Religiões, Igrejas e seitas: Quem são? – D. Estevão Bettencourt e Falsas Doutrinas, Seitas e Religiões – Prof. Felipe Aquino.

Por fim quero relatar um fato do início da minha caminhada com Cristo. Estava na “Escola da Fé”, curso que a nossa Arquidiocese oferece aos catequistas, quando uma catequista perguntou a irmã religiosa que estava palestrando sobre o que ela achava do espiritismo. Essa irmã, numa sabedoria digna do meu amigo Marivan, sorriu e respondeu: “Deus é perfeito, logo Ele não repete”. Fica essa mensagem para todos nós.

Rick Pinheiro
Teológo, professor de Ensino Religioso, Bacharel em Direito e coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: