sábado, 17 de janeiro de 2009

PAI AMOROSO



PAI AMOROSO


Certa manhã estava me dirigindo a faculdade vi uma cena corriqueira, mas que me chamou atenção naquele momento: um menino aparentando ter no máximo uns cinco anos, chorando, aos berros, enquanto a mãe tranqüilamente o segurava pelos braços e caminhava. Ao cruzar por eles descobrir o motivo daquele “barraco” protagonizado pelo garotinho: ele simplesmente queria que a mãe o largasse para que ele pudesse atravessar correndo a avenida até a Praça Centenário. A mãe sem perder a paciência e numa calma impressionante, mesmo diante do “dramalhão mexicano” do filho, explicava o porquê não deixá-lo fazer sua vontade, o quanto era perigoso ele atravessar com o sinal verde para os carros, que o amava e estava fazendo aquilo para o bem dele.


Essa cena tão comum em qualquer lugar do mundo chamou-me atenção naquele dia porque compreendi ainda mais o quanto Deus é um Pai amoroso. Alguns dias antes de ter testemunhado a citada cena, tinha lido a seguinte passagem do Evangelho: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á”.(Mt 7, 7-8). Após ler essa passagem e fazer a devida meditação sobre ela, num momento de fraqueza na fé, fiquei com uma dúvida: Por quê nem sempre que pedimos algo a Deus somos atendidos? Por mais que peçamos com muita fé que, por exemplo, aquele nosso ente querido seja curado, aquele emprego seja nosso, que depois de estudarmos tanto possamos passar no vestibular, entre outros pedidos, não somos atendidos por Deus?

Deus como Pai amoroso que é, não deixa-nos uma dúvida sequer em nossa vida. Ele sempre mostra as respostas para os nossos questionamentos. A minha resposta foi ao ver àquela mãe, entendi que Deus é como ela, ou seja, Ele sabe o que é melhor para nós.

Muitas vezes somos como aquele menino. Quantas vezes na nossa vida nos revoltamos contra Deus, reclamamos, choramos, armamos verdadeiros barracos, porque o que pedimos não foi atendido? Jesus disse “Pedi e receberei”, mas na prática pedimos e não somos atendidos. Estamos então diante de uma controvérsia entre o que Ele disse e o que de fato ocorre?

Lógico que não, pois em Deus não há contradição. Na verdade o problema não é que Jesus disse uma coisa no Evangelho e na prática é outra, pois Deus nunca muda. O problema é que não sabemos pedi o que é certo para nós. Temos que ter a compreensão que nem sempre o que queremos é bom para nós. Se naquele momento o nosso ente querido não foi curado, aquele emprego não foi nosso, nem passamos no vestibular é porque, com certeza, Deus tem preparado algo muito melhor para nós.

Deus sempre está nos falando e até nos mostra o porquê de não ter atendido os nossos pedidos. Ele faz isso não que nos deva satisfação, e Ele não deve mesmo, mas Ele faz isso como Pai amoroso que é. Ele faz o impossível para abrir os nossos olhos.

Deus é capaz de tudo. Aliás, como uma canção que eu ouvir num encontro que eu participei recentemente: “Deus só não é capaz de deixa de te amar”. O amor de Deus por nós é infinito e imenso. Se Ele não atende os nossos pedidos, por mais que seja para nós o melhor pedido de todos, como por exemplo, a cura de alguém, com certeza não é porque Ele não ama a cada um de nós, mas porque Ele sabe o que é melhor.

Nesse meu curto tempo de caminhada cristã, aprendi que nem sempre o nosso tempo é o tempo de Deus. Ele sabe o momento certo de cada coisa em nossa vida.

Temos que ter a consciência que Deus está sempre presente em nossa vida e como Pai amoroso que é está pronto para nos derramar suas graças. O ideal é que possamos pedir corretamente. E como fazer isso? Não nos preocupemos, pois Deus sabe o que é melhor para todos nós. Basta apenas confiarmos na sua infinita bondade.

Continuemos rezando, pedindo a Deus sem cessar. Pois Suas graças estarão sempre derramadas sobre todos nós. Como disse São Padre Pio: “Reze e espere; não te agites. A agitação não ajuda nada. Deus é misericordioso e escutará a tua oração”.


Rick Pinheiro
Teológo, professor de Ensino Religioso, Bacharel em Direito e coordenador da equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: