quinta-feira, 26 de março de 2009

CUIDADO COM AS CILADAS DO INIMIGO


Não é novidade para ninguém afirmar que o encardido, nome dado pelo saudoso Pe. Léo ao inimigo de Deus, vive nos tentando diariamente. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mas o tinhoso pega pesado conosco. As tentações geralmente vêm em embalagem agradável, seja na beleza de uma pessoa, ou numa inocente diversão ou até mesmo através de um programa de TV que é “apenas um jogo”.

Neste tempo de conversão e reaproximação de Deus é que o encardido pega todas as armas para nos desviar do caminho de encontro ao Pai. Como exemplo, usarei alguns fatos da quaresma deste ano (2009) para que o prezado leitor tire suas próprias conclusões.

Primeiramente, o fato de, em muitas cidades, existirem a chamada ressaca do carnaval. Sabemos que a partir da quarta-feira de cinzas entramos no tempo da Quaresma, tempo de espera da grande e maior festa que é a Páscoa. Evidente que a quaresma não é um tempo triste como muitos acreditam. Para mim a quaresma é como aquela jovem que namora um rapaz de outra cidade e fica sabendo o dia que eles irão se encontrar. Pelo que eu saiba, ela não vai esperá-lo triste, desanimada, nem muito menos deixar de se arrumar. Da mesma forma somos nós cristãos neste tempo de graça.

Voltando a falar das ressacas de carnaval e também de outras festas e shows seculares. O carnaval ocorre justamente nos quatro dias que antecedem a Quaresma. A festa em si, de origem cristã em virtude de anteceder a Quaresma, não é ruim, mas justamente os excessos que são cometidos. Quanto aos shows, assim como carnaval, há a venda e o consumo de bebidas. Digo com toda sinceridade que, de todos os shows que eu fui em minha vida (e olhe que não foram poucos, já que freqüento shows tanto seculares quanto religiosos desde dos meus 12 anos de idade, ou seja, alguns anos atrás. Rsssss...), os únicos shows que não vi a venda de bebidas alcoólicas foram os shows religiosos. E olhe que, um deles no Ginásio do Sesi aqui em Maceió, tinha um ambulante na porta vendendo latinhas de cerveja. Eis a questão: se a Quaresma é tempo de reconhecemos os nossos pecados e de mudarmos radicalmente de vida, por que então viver um vale a pena ver de novo?

Enfim, nessa época de Quaresma é recomendável que o jovem cristão não compareça a esses shows por mais que seja o encontro das “Melhores bandas de forró do Mundo”.
Outra arma do encardido é justamente criar situações onde as pessoas tenham um sentimento de ódio pela Igreja, Corpo Místico de Cristo. Não é novidade nenhuma essa perseguição violenta a Igreja já que os Atos dos Apóstolos nos relata várias. Mas a quaresma 2009 o encardido usou todo o seu arsenal.

Começamos com a violenta condenação e crucificação pela mídia e, infelizmente, por muitos nós católicos, ao Bispo de Olinda e Recife que simplesmente expôs o que a Igreja prega. Evidente que o estupro a uma criança de 9 anos é algo monstruoso, mas o aborto de dois inocentes é tão desumano quanto o próprio ato do estupro. Não sou especialista na área médica, por isso acredito nos vários médicos que afirmaram que neste o aborto não era a única solução, nem tão pouco a mais recomendável. O nosso Presidente da República por não entender nem da área médica, nem tão pouco de Igreja (perguntem a ele os 5 mandamentos da Igreja e quando foi a última vez que participou de uma Missa Dominical) perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado. Sobre esse assunto, em breve publicarei um artigo.
Voltando a falar nos ataques violentos a Igreja apenas na Quaresma 2009, semana passada tive o desprazer de assistir no Telejornal da Band da meia-noite, uma mulher, que se dizia católica, líder do movimento Mulheres Católicas a favor do aborto, dar um entrevista criticando violentamente a nossa Igreja. Sinceramente, com todo respeito à pessoa dela, mas ela e suas parceiras de Mulheres Católicas não têm nada.

Pensa que acabou os ataques? Têm muito mais: terça-feira passada vi algo que me indignou: um cartaz, sem autoria, com a seguinte frase: “Se o Papa engravidasse, o aborto seria sagrado”. Com certeza, quem perde seu tempo em elaborar um cartaz deste e ainda por cima é covarde suficiente para assinar, está a serviço a tempo integral ao encardido.

Por fim, o golpe final na nossa Igreja até a data que eu escrevo esse artigo: Ontem, num protesto na França manifestantes distribuíram camisinhas com a foto do Papa Bento XVI. Caro leitor, precisa de mais exemplos do ataque violento que nós estamos sofrendo nesta Quaresma?

Por fim, não deixaria de citar a arma que o encardido usa sempre para nos desviar de Cristo: a mídia. Além dos noticiários que todos os dias nos bombardeiam com notícias sensacionalistas contra nossa Igreja, existem os programas que desvirtuam os nossos valores cristãos. Tive o desprazer de parar alguns dias numa lanchonete e a televisão está ligada na Malhação. A semana toda só “despregando” o sexo antes do casamento. E o pior, percebi que os protagonistas destas cenas eram todos adolescentes. A mesma mídia que incentiva a relação sexual o mais cedo possível, é a mesma que noticiar como fato chocante para o mundo o caso do menino do Reino Unido que é pai aos 13 anos. Outro exemplo o Big Brother. Por trás de um jogo, está o veneno do encardido: ganância, luxúria, falsidade, ódio, rancor. O encardido, como um falso Grande Irmão nosso, vai nos envolvendo no jogo dele e logo, estamos, em pleno tempo da Quaresma, julgando o nosso próximo, tendo ódio por aquele BBB e até mesmo ligando para eliminar aquele que não se adapta ao jogo.

Por fim a tentação diária de cada um de nós. Como diz o ditado popular “Cada um sabe onde o calo aperta”. Não sei como o encardido está te atentando, a única certeza é que ele está pegando pesado com você, por que ele sabe o quanto cada um de nós é importante para Cristo. Eu, por exemplo, tenho sido tentado na minha paciência. Todo dia me deparo na minha frente com pessoas que tomam atitudes que eu simplesmente não suporto. Esses dias mesmo um irmão nosso afastado, daqueles crentes fanáticos vem invadindo a minha página de recados no orkut, metendo pau na Igreja, falando mal dos Santos e de Nossa Senhora. Não nego a você que já perdi a paciência e cheguei até ser agressivo com ele. Sou humano, reconheço meu erro. Mas como jovem cristão, não posso permanecer nele, mas lutar para ser aquilo que Jesus quer.

Esses foram apenas alguns exemplos de como o encardido vem armando ciladas para cada um de nós. Estamos no tempo de graça, tempo de conversão. Este é o grande momento de mudarmos radicalmente de vida. Chega de ficar em cima de muro! Chega de dizer “eu sou católico, mas... sou a favor do aborto, do sexo antes do casamento”, entre outros “mas” que colocamos na nossa caminhada.

O jovem cristão católico não é melhor que nenhum outro jovem, mas diferente. Neste tempo de graça faça a diferença. Viva intensamente o clima de preparação para a Páscoa do Senhor. E deixe que Ele seja o único Senhor da sua vida. Não tenha medo. Entregue sua vida nos braços de Jesus e no colo de Maria.

Rick Pinheiro
Coordenador da Pastoral da Juventude Arquidiocesana.
Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: