quarta-feira, 18 de março de 2009

QUINTA-FEIRA SANTA: CRUZAMENTO DA QUARESMA COM A PÁSCOA.


O último dia da Quaresma (até a hora das vésperas com a "missa da ceia do Senhor"), abre o tríduo pascal. O termo deriva do latim "tres dies", ou seja, três dias dedicados a celebrações e orações especiais. É também o "dia da entrega": Judas entrega Jesus aos seus inimigos, Cristo se entrega para a Igreja na eucaristia. A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa.
Por outro lado, o mesmo Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos. O Evangelho de São João apresenta a Jesus 'sabendo que o Pai pôs tudo em suas mãos, que vinha de Deus e a Deus retornava', mas que, ante cada homem, sente tal amor que, igual como fez com os discípulos, se ajoelha e lava os seus pés, como gesto de acolhida.
São Paulo completa a representação recordando a todas as comunidades cristãs o que ele mesmo recebeu: que aquela noite chegou a fazer-se sacramento permanente em um pão e em um vinho que convertem em alimento seu Corpo e seu Sangue para todos os que queiram recordá-lo e esperar sua vinda no final dos tempos, ficando assim instituída a Eucaristia.
Padre Márcio Antonio de Jesus Ribeiro, da Fraternidade Javé Salvador, lembra que a quinta-feira santa é considerada o dia da instituição da Eucaristia e instituição do sacerdócio, comunhão de todos os cristãos em Cristo, onde o lava-pés retrata a identificação que o mistério tem com o serviço. "E ao final da celebração se dá a transladação do santíssimo que é retirado do Sacrário para um outro lugar preparado, onde ficaremos unidos com Cristo na hora da dor e súplica ao Pai no Monte das Oliveiras", completa.
Neste dia combina-se três elementos: a comemoração da última ceia, a reconciliação dos penitentes e os vários ritos preparatórios para os batismos do Sábado Santo, especialmente a consagração dos óleos.
Série Semana Santa nº 06

Nenhum comentário: