quarta-feira, 18 de março de 2009

A MORTE DE CRISTO É O SÍMBOLO DE TODO SOFRIMENTO


A Semana Santa comemora a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. O centro da Paixão de Cristo é a Cruz, símbolo da fé e da redenção. Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular. Porém, sobrevivem manifestações de devoção centralizada na Paixão de Cristo. É venerado o Cristo "homem das dores", o nazareno sofredor e moribundo.
Segundo o Padre José Luiz Majella Delgado, da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), a identificação com o Crucificado leva o povo a plasmar em imagens, gestos, cantos e orações a sua espiritualidade pascal tendo como símbolo popular mais forte e comovedor a cruz. “Por esta razão a Sexta-feira Santa, e não o Domingo da ressurreição, é a festa cristã de maior participação popular na Semana Santa”, destaca.
Da Semana Santa, centrada na Paixão de Jesus, destacam-se três pontos. O primeiro, Sacramental, que corresponde a celebração do Tríduo Pascal, segundo os livros litúrgicos, vivido pelas comunidades e paróquias. Segundo, Dramatizações, são as representações dos acontecimentos históricos, como a procissão de ramos, o lava-pés, a adoração da cruz e o lucernário pascal.
Por fim a religiosidade popular constituída por diversos atos piedosos e devocionais populares, baseados uns na agonia de Jesus, como a hora santa e o sermão das sete palavras; outros descrevem a paixão inteira do Senhor, como a via sacra, as representações teatrais e as procissões de semana santa, devoções que ajudam a professar a fé, a descobrir o sentido do pecado, a familiarizar-se com a cruz de Cristo, a encarar-se com as injustiças deste mundo.
Série Semana Santa nº 02

Nenhum comentário: