quinta-feira, 26 de março de 2009

DICAS IMPORTANTES PARA APRESENTAÇÕES TEATRAIS NA SEMANA SANTA


Após mostrar a importância das apresentações teatrais na Semana Santa, através do testemunho da minha experiência, escrevo agora algumas dicas que eu considero importante para uma eficaz evangelização através da arte do teatro.

Antes, porém, quero fazer uma distinção entre a encenação da Paixão de Cristo e da Via-Sacra. Esta consiste na dramatização das 14 estações do itinerário de Jesus até sua morte. A 15ª estação, a ressurreição, sugiro que converse com seu pároco se será encenada no dia da apresentação (que geralmente é na quaresma ou na Sexta- Feira Santa) ou no domingo da Ressurreição. Geralmente, por trata-se de uma Via-Sacra é encenada pelas ruas da comunidade, numa caminhada penitencial. Em algumas paróquias, a dramatização da Via-Sacra se passa nos dias de hoje, de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade. Também nesse caso converse com o seu pároco.

Já dramatização da Paixão de Cristo narram às últimas horas de Jesus na Terra, que vai da Santa Ceia até a ressurreição. Muitas destas apresentações teatrais narram também outros fatos da vida de Jesus como, por exemplo, Seu batismo, tentação no deserto, Entrada Triunfal em Jerusalém, etc. Geralmente é feita no local onde o público assiste sentado e raramente saem pelas ruas da Paróquia.

Seja qual for à dramatização que será realizada na sua Paróquia, o mais importante é que as apresentações sejam organizadas com antecedência, afinal, para Deus temos quer dar o nosso melhor.

Feita as devidas definições, vamos às dicas.

Primeiramente, é a organização de uma equipe de coordenação. Definir a função de cada um. É necessário que a equipe esteja em perfeita harmonia, para isso é necessário o companheirismo e principalmente a oração por parte de todos. Devem ter em mente que não melhores que os demais que farão parte da apresentação teatral, mas são servos com a responsabilidade maior que os outros. Portanto, como servos de Deus a equipe deve ter joelhos no chão e humildade. De preferência a equipe de coordenação não deve fazer parte do elenco, pois dificilmente conseguirá desempenhar a dupla missão de interpretar e coordenar a apresentação.

A segunda dica o texto deve ser elaborado tendo como fonte exclusiva os Evangelhos. Deve-se ter o cuidado especial na questão da concordância verbal e ter o máximo de cuidado de evitar colocar falas e personagens a mais do que existe nos Evangelhos. Elaborado o texto, leve-o imediatamente para o seu pároco para sua aprovação e correção. Outra preocupação em relação ao texto é utilização de uma linguagem simples, de fácil compreensão, afinal o principal motivo das apresentações teatrais cristãs é evangelizar e não entediar o público ou travar a língua do ator de Cristo em cena. Por outro lado, também não podemos empobrecer e reduzir a Palavra de Deus a mediocridade de um texto cheio de gírias e expressões atuais. O ideal é usar a Bíblia na versão Ave Maria, Pastoral, CNBB ou Jerusalém. Essa última tem a vantagem de se assemelhar a língua original da Palavra de Deus.

A terceira dica é sobre quem deve participar. Antes de tudo, o elenco não pode ficar limitado apenas ao grupo ou ministério de teatro da Paróquia. Todos os jovens, engajados ou não, devem ser chamados para participar. A peça teatral evangelizadora é uma grande e excelente oportunidade de entrosar os grupos paroquiais e trazer novos jovens para a Igreja de Cristo.

Evidente que nem todos têm o dom de interpretar ou dicção para isso. Outros até têm, mas por serem tímidos demais não assumem a missão. Estes que não aceitarem está diante do público, são valiosos servos na produção. Alguns são capacitados para buscar patrocínios, outros para levantamento e compra de materiais, para manipular o som, jogo de luz e gelo seco na hora da apresentação, enfim, ninguém pode ser dispensando da apresentação teatral da Semana Santa, pois cada um, com seu dom, irão contribuir para a realização da mesma.

Ainda sobre o “material humano” (expressão usada pelo meu amigo figuraça Stênio uma lenda viva na Paróquia Divino Espírito Santo quando o assunto é evangelizações teatrais), cada um deve ter a humildade e disponibilidade de servir de acordo com que a equipe de coordenação determinar. O mais importante não é a pessoa que irá interpretar Jesus Cristo, Nossa Senhora, Pilatos, Madalena, Judas, Pedro, Cirineu, Verônica, Herodes, entre outros. Não existe apresentação apenas com os personagens centrais sem os figurantes que interpretam o povo e os guardas. Também não existe apresentação sem o pessoal da produção, aqueles que vão trabalhar nos bastidores. Enfim, para que ocorra a apresentação teatral evangelizadora é necessária à participação e dedicação de todos.

Os ensaios e a pré-produção da peça devem ser levados a sério. Muitas vezes cairmos no grave erro de por ser voluntário e ninguém ser profissional, fazemos de qualquer jeito. Isso não pode acontecer em hipótese alguma. Assistir uma vez uma Paixão de Cristo encenada por um grupo jovem adventista, que tinha no elenco menos de 10 pessoas e umas 5 na produção. Eles dramatizaram de forma simples, mas emocionante as últimas horas de Nosso Senhor que até hoje me lembro desta montagem. Por outro lado assistir uma Paixão de Cristo com quase 100 pessoas no elenco, que sinceramente, estava mais para Paródia do que para o drama da Paixão (Para ter idéia da desorganização um dos ladrões na cruz, mascava chiclete e posava para as fotos). Com certeza aqueles 15 jovens assumiram a missão com amor, responsabilidade e dedicação.

Quando encenamos uma Paixão de Cristo ou Via-Sacra estamos evangelizando em nome de Deus e como tal não podemos fazer de qualquer jeito. Porém, não podemos levar a sério demais, afinal somos servos e não carrasco dos outros. Certa vez, numa determinada comunidade de outro Estado, a apresentação da Paixão de Cristo foi cancelada, pois a pessoa que coordenava o grupo teatral da Comunidade era ator profissional e não conseguia escalar ninguém para a peça, pois não tinha, segundo ele, “atores de verdade” para que a peça fosse realizada. A evangelização deixou de acontecer por que aquele jovem não teve a humildade suficiente, que ele antes de ser um profissional, é um servo da Messe do Senhor.

O ideal é que mostre sobre a seriedade e e responsabilidade de participação de uma apresentação teatral evangelizadora, mas sem rigor exagerado. Deve-se, desde primeira reunião, criar um clima amistoso e acolhedor, mas mostrando a responsabilidade que evangelizar através do teatro. Saber repreender no momento certo, na hora certa e no tom de voz certo, e criar esse clima de amizade entre todos que irão servir na peça teatral é primordial. Os ensaios muitas vezes são enfadonhos e sem o clima amistoso, a humildade e a disposição em servir, a tendência será a evangelização não ser realizada ou ser feita de modo inadequado.

A dica que eu considero a mais importante é a oração. Ensaios são necessários e importantes, mas se não houver momentos de oração entre todos que irão participar da apresentação. O fato que eu narrei no artigo anterior onde fizemos duas apresentações da Paixão de Cristo com metade do elenco intrigado uns com os outros é um bom exemplo da importância da oração. Com esse clima pesado entre nós, o que nos unia era justamente as adorações que fazíamos antes de cada ensaio. Naquele momento, mesmo sem nos falamos uns com os outros, uníamos em adoração ao Senhor.

Não espere que apareçam as dificuldades, nem tão pouco para o momento das apresentações para realizar momentos de oração entre todos que irão participar das apresentações. A equipe de coordenação deve organizar um calendário de ensaio e também de momentos de adoração e, se possível, até mesmo um vigília de oração. Acima das técnicas teatrais está os joelhos no chão de cada um dos servos da apresentação.

Essas são algumas dicas para evangelizar através do teatro. Que cada um sirva com amor, dedicação e humildade. Tudo é do Senhor e para Ele. Somos apenas servos, que através do talento que Ele deu a cada um, tocamos o coração daqueles que precisam conhecer o Evangelho.




Rick Pinheiro
Coordenador da Pastoral da Juventude Arquidiocesana.
Arquidiocese de Maceió.

2 comentários:

Igor disse...

Recebi a missão de ministrar uma apresentação da paixão de cristo e suas sugestões me foram(estão sendo) muito úteis. =)

Fernando Garcia disse...

BOA NOITE
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS E FUNÇOES. QUAIS SAO E QUANTAS PESSOAS EM CADA FUNÇAO. PRA MONTAR UMA PEÇA DE ENCENÇAO.
AGUARDO
FERNANDO GARCIA
37 999110984
FERNANDOGARCIACOSMETICOS@HOTMAILCOM