quarta-feira, 18 de março de 2009

SEMANA SANTA: MAIS DO QUE UMA PIEDOSA RECORDAÇÃO DE UM ACONTECIMENTO DO PASSADO.


Com o Domingo da Paixão ou Domingo de Ramos, abrem-se as portas para a Semana Santa. É a última etapa em que a preparação para celebrar a Páscoa torna-se mais intensa. No fim do longo itinerário quaresmal rumo à Páscoa, a Semana Santa começa a detalhar a riqueza do mistério pascal em vários dias, de conformidade com a história evangélica.
Todos os quatro evangelistas registram este evento e sublinham-lhe a importância. Assim, cumpre a profecia de Zacarias (Zc 9,9): "Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento."
O Domingo de Ramos é o sexto Domingo da Quaresma e ocupa um lugar de destaque no conjunto dos 40 dias tem como finalidade preparar imediatamente a páscoa. A celebração não compõe o Tríduo Pascal, mas tem uma grande importância para a celebração da morte e ressurreição do Senhor, de modo especial pela comemoração da entrada de Cristo em Jerusalém.
Padre Majella explica que durante as cinco semanas da Quaresma, a Igreja se prepara pela oração, pela penitência, pela caridade, pelos encontros de estudo e reflexão da Palavra, pela defesa do idoso, entre outros gestos, para a Semana Santa. “Com este Domingo inicia-se a ‘grande semana’. Na liturgia, revivem e se revelam os dois aspectos fundamentais da Páscoa: a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém e a memória da sua paixão. Este é o único Domingo no qual se faz tal memória da paixão do Senhor”, observa o redentorista.
Série Semana Santa nº 04

Nenhum comentário: