quarta-feira, 22 de abril de 2009

CF 2009 E JUVENTUDE.


Preocupada com o crescimento da violência no país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, em 2009, a Campanha da Fraternidade com o tema “Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça”.


O objetivo da Campanha é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. A meta é fazer que todos/as se empenhem na construção da justiça social e que a segurança seja garantida para todos/as cidadãos/ãs.


Entre os objetivos específicos está o reconhecimento da violência na realidade brasileira, sensibilizando e mobilizando a sociedade. Serão motivadas denúncias sobre crimes contra a ética, economia e gestões públicas. Outra sugestão é o fortalecimento de ações educativas e evangelizadoras, denúncias sobre o modelo punitivo do sistema penal e o fortalecimento e articulação de políticas públicas.


Durante a Campanha, estão previstos encontros paroquiais, palestras e atos públicos. Integrantes da Igreja se reunirão com representantes do Poder Judiciário e de movimentos sociais, policiais, professores/as e sociólogos/as. Serão, ainda, propostas parcerias com o poder público para mapear as áreas mais violentas e ajudar a garantir a paz e segurança.


E esse ano que chegará além de prometer muito empenho e dedicação de todos nós, já traz suas boas novas, com novidades, novas lutas e a dedicação e empenho de todos nós também nessas lutas: seja na pastoral, movimento, local em que estivermos é hora de somarmos forças em prol das lutas na nossa Igreja. Falo de tudo isso, para lembrar que a “Boa Nova” é a já disposição dos subsídios e materiais para a Campanha da Fraternidade - CF 2009. Campanha que em 2009 tem como Tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e como Lema: “A paz é fruto da Justiça” (Is 32,17).


Refletiremos em 2009 um tema ao qual estamos já infelizmente habituados em nosso dia-a-dia, que é a segurança pública, tema fortemente lembrado no meio urbano depois dos direcionamentos que os últimos anos vem trazendo. O que chama a atenção da CF desse ano é que ela se evidencia muito com “a crise econômica” a qual estamos vivenciando; com a deflagração da decadência do sistema financeiro, a grande tendência é que o mundo veja cada vez mais uma acentuada má distribuição de renda, o que por conseqüência aumentaria ainda mais as já tão escrachadas desigualdades sociais, econômicas, regionais, etc, que também por consequência como muitos teóricos afirmam aumentaria a violência, especialmente a urbana e a falta de segurança pública.


A Juventude e especialmente a PJ devem exercer certamente como sempre exerceu, o seu papel de protagonista na CF, levando e refletindo o tema aos grupos de jovens, universidades, escolas e todas as realidades estudantis. É papel também da Juventude alertar para que não caiamos no erro comum do preconceito que muitas vezes muitos de nós pecamos: criticamos a falta de segurança e culpamos “aqueles marginais e desocupados que vivem causando todos esses problemas”, pois é impossível refletir segurança pública sem fazer uma reflexão paralela ao preconceito, a falta de dignidade, a toda miséria e fome que ainda nos sondam veementemente (vede nosso lema, “a paz é fruto da JUSTIÇA” Is 32,17). A CF inicia oficialmente na quaresma, portanto já está mais do que na hora de refletirmos e de reavivarmos nossas esperanças.



Saiba mais:
www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: