quarta-feira, 22 de abril de 2009

SEMANA DA CIDADANIA.


A Semana da cidadania é um evento voltado para todos e todas os adolescentes e jovens do município. É uma atividade ecumênica, realizada com todos e para todos.

É um exercício concreto de trabalho com os diversos segmentos da sociedade. Nasceu em 1995 e é coordenada pelas Pastorais da Juventude do Brasil, marcada por atividades a favor dos adolescentes e jovens. A cada ano cresce mais e mais. Por isso:

1. As atividades precisam ser convocadas com antecedência, através dos meios de comunicação, de visitas às escolas, aos outros grupos das igrejas.

2. Devemos realizar uma atividade de abertura da Semana: espetáculo cultural, caminhada, atividades nas escolas ( concursos de cartaz, de redação...).

3. Precisamos registrar as atividades com filmagens, fotografias, relatórios para, depois, comunicar os resultados à comunidade.

4. É bom encaminhar as notícias para o Jornal Juventude e os dados para a Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil.


O Que Pode Ser Feito na Semana da Cidadania?

Segue, abaixo, algumas dicas extraídas do site da CNBB de como poderá ser realizado a semana da Cidadania na sua comunidade, bairro, escola e cidade.

1. Campanha de doação de sangue: em parcerias com a Secretaria de Saúde, convoquem e motivem os jovens para a doação. Trabalhem os valores da solidariedade, da doação de si para que o outro tenha mais vida.

2. Estudos sobre a realidade do município: número total de adolescentes e jovens; número de analfabetos; número de jovens presos ou cumprindo medidas sócio-educativas. Identifiquem as áreas de lazer e de cultura da região. Façam um mural com os dados obtidos e o apresentem nos colégios e igrejas.

3. Organizem espaços de lazer ou espetáculos de cultura para despertar os adolescentes e jovens sobre os seus direitos.

4. Favoreçam a que os adolescentes e jovens tenham documentação, solicitando ajuda aos órgãos competentes.

5. Criem grupos de jovens nas comunidades rurais e urbanas, escolas, comunidades indígenas e outros ambientes.

6. Fomentem espaço de escuta a adolescentes e jovens sobre seu projeto de vida.

7. Trabalhem pela Cultura da Paz, em sintonia com a Década de Superação da Violência, das Igrejas Cristãs no mundo.

Nenhum comentário: