quarta-feira, 22 de abril de 2009

DEZ CUIDADOS URGENTES.


Como a mãe cuida do bebê, precisamos saber cuidar da nossa sobrevivência no planeta. Cuidar é um jeito concreto de amar. A cultura da morte que nos envolve torna mais urgente o cuidado com a vida. Dez cuidados vão garantir nossa sobrevivência. Quem ama cuida.


1. Cuidado com o planeta. Precisamos de uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo, nossa visão de desenvolvimento. Foi decretado o princípio de destruição da natureza. Nós brasileiros temos uma missão especial em relação à Amazônia. Quem destrói a natureza são grandes potências. Mas, nós podemos evitar a epidemia da dengue e cuidar da irmã água. Pequenos cuidados levam a grande resultados.


2. Cuidado com as cidades. As metrópoles, a urbanização, a vida na cidade é um sinal dos tempos que pede nossa atenção. Deter o êxodo rural, criar empregos e humanizar a cidade é tarefa urgente. Cuidar da cidade é cuidar de 76% dos brasileiros. Hoje cidade é sinônimo de droga, violência, fome, desemprego.


3. Cuidado com a sociedade sustentável. Sem um desenvolvimento social, ético e espiritual, o consumismo acabará nos consumindo a todos. O mundo pode ser diferente.


4. Cuidado com o outro. É preciso sair da subjetividade e arrogância, para a alteridade. O outro fala, provoca, evoca e convoca nosso eu para resposta, o diálogo, o ecumenismo, a compaixão. Viver é conviver com o outro, com o diferente. Para cuidar do outro é preciso sair de si, estar fora de si e encontrar-se no outro. Quanto mais servimos mais nos realizamos, mais nos encontramos. No altruísmo está nossa felicidade e iluminação.


5. Cuidado com os pobres. Aumenta a pobreza e surgem “novas pobreza”. Não se pode combater a fome e a pobreza, apenas corrigindo os efeitos das estruturas sociais, é preciso ir às causas. Dizia Dom Helder: “Quando falo dos pobres vocês me chamam de santo, mas quando falo das causas da pobreza vocês me chamam de esquerdista”.


6. Cuidado com a saúde. Sabemos que saúde é o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual, é uma atitude de vida.ser saudável é também enfrentar saudavelmente a doença e ter um sentido para vida. Muitas doenças têm sua origem no pecado. Então, a conversão é também caminho de cuidado e zelo pela saúde.


7. Cuidado com a família. A salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada ao bem-estar da família que é uma comunidade de amor e do cultivo de vida. A finalidade da família é a continuação do gênero humano, o aperfeiçoamento pessoal, a prosperidade da sociedade, a sorte eterna de cada um. O futuro do mundo passa pela família.


8. Cuidado com os valores perenes. A alma, Deus e a eternidade são valores que não passam. Cuidar da alma é cuidar das emoções, dos sentimentos, dos desejos, dos sonhos. Os valores conferem sentido à vida e alimentam a esperança. A perda de valores é causa de vazios, doenças e violências.


9. Cuidado com a espiritualidade. É a abertura para Deus, para a mediação, a oração, a experiência religiosa. Sem Deus o homem acaba construindo um mundo contra si mesmo. Fé e razão são duas asas que elevam o ser humano ao encontro com a verdade. Sem espiritualidade o homem é alguém desencontrado, sedento, doente, um anormal que entrou num beco sem saída.


10. Cuidado com a morte. Desde que nascemos estamos morrendo. Ao morrer acabamos de nascer. Morremos para viver, é o trânsito para a plenitude, a ressurreição. Cuida da morte quem tem sentido que damos à vida depende do sentido que damos à morte. Quem não pensa na morte acaba banalizando a vida.


Cuidar é uma atitude de amor, de responsabilidade, de altruísmo. O cuidado é o zelo, o valor, a estima que damos às pessoas e às coisas. O cuidado é o oposto do egoísmo e significa altruísmo, benevolência, sensibilidade. Deus cuida de nós com amor de mãe, com carinho e atenção, por isso nos corrige, adverte e convoca à conversão. Amor é cuidar do amado. O cuidado excessivo é prejudicial porque cria dependência, apego, infantilismo. Por outro lado, não ter cuidado denota desprezo, desleixo, rejeição, apostólica. Cuidado é apreço, delicadeza, solidariedade.


Dom Orlando Brandes,
Arcebispo de Londrina



Fonte: CNBB


http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=2860

Nenhum comentário: