quarta-feira, 22 de abril de 2009

BIG BROTHER BRASIL.


Comercialmente analisando o Big Brother Brasil 9 é um primor de produção. O Reality show vai render cerca de R$ 280 milhões para a Rede Globo. Com um único programa a emissora vai faturar o que a Rede Tv! arrecada durante um ano. O programa está repleto de merchandising e teve que ser prorrogado seu término para que pudesse atender todos os patrocinadores.


Por outro lado, em termos de audiência o programa registra queda, uma média de 16%. Será que as pessoas estão se dando conta da importância de seu tempo? Talvez. O certo é que o telespectador cansa de programas vazios, sem conteúdos sólidos. Nem a edição de ponta do programa pode lhe devolver os altos índices de audiências das edições anteriores.


Fato é que, mesmo com a queda de audiência o programa é líder e atinge uma parcela considerável da sociedade.


Na casa, vence aquele que for mais esperto; o que melhor souber articular, arquitetar. Vale tudo. Pelo o prêmio prometido os participantes não medem esforços e nem se preocupam em deixar para trás princípios e outras noções de ética básica.


E na vida que imita a arte, porque esta influência aquela, as pessoas seguem – direitinho - o ensinamento do programa. Aproximar-se somente de quem é interessante,pois de quem não se gosta é melhor nem chegar perto. Para destruir o outro se deve fazer alianças e para entorpecer a consciência boas doses alcoólicas.


Mas nada se compara à pena que se pode lançar as pessoas das quais não se gosta: colocar no paredão, e, eliminar. Parece até um ritual de guerra. Os passos são seqüenciais: Primeiro trata-se o outro como inimigo; após, arregimenta-se alguns coleguismos com intuito de colocar no paredão e lá, lançar a sentença impiedosa: eliminar. O outro deve ser banido, deve sumir, pois é diferente e logo é tido como ameaça.


A cultura big brother é impiedosa e espalha um ensinamento politicamente incorreto. Claro, o formato do programa, o fascínio por acompanhar a vida do outro parece sedar a consciência na construção de um raciocínio mais apurado e objetivo que consegue enxergar e discerni o que é mau e vem travestido de bem nesse programa.




Vanderlúcio Souza



Disponível em: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=3509

Nenhum comentário: