quarta-feira, 22 de abril de 2009

O JOVEM E A POLÍTICA.



Quem foi que disse jovem não entende de política?



Calma! Não se assuste e nem comece a pensar que política “não é comigo” ou que “não gosto de política”.



Gente! A política não é suja. Sujos são os políticos corruptos, os políticos falsos...



Política vem de pólis, palavra grega que significa cidade. E do ponto de vista ou dos valores, a política é o conjunto de ações pelas quais os homens e as mulheres buscam uma forma de convivência para a realização do bem-comum. Segundo Padre Lebret, é “a ciência, a arte e a virtude do bem-comum”. (Cf. Texto-base. CF 96, pág. 12).



Você está ligado que política é muito mais do que imaginamos? Política é buscar, vivenciar e amar.



Como está a nossa política no grupo de jovens, na família, no colégio? Sei lá! E em outros lugares? Como buscamos o bem-comum?



O jovem tem sensibilidade e sede de justiça. Constitui uma inquietação para aqueles que sustentam uma política de exploração do homem pelo homem. O jovem tem sede de amor e de diálogo.



Meu! Use seu grau de conscientização política. PARTICIPE com desprendimento, tenha a liberdade de escolher pessoas responsáveis e maduras para a construção de um mundo mais digno.



E nossa participação está no voto, na união, na inconformidade, no desejo de um mundo melhor, na espontaneidade, na busca da JUSTIÇA E PAZ.



Jesus era político. Tinha um projeto e uma filosofia de vida. Jesus é o POLITÍCO, com suas ações e sua preferência pelos mais pobres. Pregava a fraternidade e o amor.



Somos convidados a imitá- Lo.


Seremos jovens políticos, construindo a civilização do amor.





Ir. Luciano Osmar Menezes
Irmão Marista, formado em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (ULBRA/2002), pós-graduado em Psicopedagogia opção clínica (UNISUL/2004) e especialista em Juventude Contemporânea (UNISINOS/2006).




Disponível em:
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=1018&Itemid=0

Nenhum comentário: