terça-feira, 14 de abril de 2009

PAPA PEDE QUE JOVENS ESTEJAM FORA DA MODA, QUE PASSA RAPIDAMENTE.


O Papa Bento XVI, que neste final de semana realizou visitas pastorais em Dioceses italianas, na manhã deste domingo, 18, deixou o Santuário de Nossa Senhora da Guarda, nas proximidades de Gênova, e se dirigiu ao Hospital Pediátrico Giannina Gaslini, onde cerca de três mil pessoas o aguardavam. O Papa esteve, ainda, na praça Matteoli, de onde se dirigiu a cerca de 5 mil jovens. Em sua mensagem, pediu que sejam 'fora de moda': "As modas passam rapidamente, são uma corrida frenética. A juventude da bondade, ao contrário, fica para sempre. Posteriormente, recitou o Ângelus e concluiu sua viagem pastoral presidindo uma Missa na Praça da Vitória.

(...)

Discurso aos jovens
Bento XVI se dirigiu então à praça Matteoli, no centro de Gênova, para um encontro com cerca de cinco mil jovens da Diocese, que o receberam com muito entusiasmo, mesmo com muita chuva.
"A verdadeira juventude, não é uma questão de idade, de vigor físico, de forma física, de eficiência. Teoricamente, a juventude deve ser sinônimo de alegria, mas nem sempre é assim. Existem, infelizmente, muitos jovens que são velhos dentro, que se arrastam, mesmo quando possuem bens como a cultura, um emprego satisfatório, relações sociais e perspectivas", disse.
"Sejam unidos, ajudem-se a viver e crescer na fé e na vida cristã, mas não se fechem; sejam humildes, mas não alienados; sejam simples, mas não ingênuos. Pensem, mas não sejam complicados; dialoguem com todos, mas continuem si mesmos", disse o Papa, exortando os jovens.
Para Bento XVI, que tem 81 anos, "ser jovem significa descobrir coisas que não passam com o correr dos anos". E continuou: "Quando um jovem descobre os valores verdadeiros e nobres, não envelhece nunca, mesmo que o corpo siga as leis da natureza. Permanece jovem sempre no coração e irradia juventude, ou seja, bondade, porque a bondade prescinde do passar do tempo".
"Podemos dizer que somente quem é bom e generoso é realmente jovem", disse. Assim, pediu a eles que sejam jovens 'fora de moda': "As modas passam rapidamente, são uma corrida frenética. A juventude da bondade, ao contrário, fica para sempre. Aliás, será perfeita e resplandecente no Céu, com Deus", recordou.
Ângelus
No final do encontro com os jovens, do palco montado no centro da praça, o papa rezou a oração do Ângelus em conexão com a Praça São Pedro e várias emissoras de rádio e canais televisivos. A oração mariana foi precedida, como sempre, de algumas palavras.



Disponível em: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/

Nenhum comentário: