quarta-feira, 22 de abril de 2009

AMBIÇÃO PARA QUÊ?


"Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois a arrendou a uns lavradores e ausentou-se do país. E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram.


Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo. Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.


Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos." (Mt 21, 33-41)

Cuidado com a ambição! Vou direto ao assunto: a ambição é um sentimento destrutivo, apesar de ser comum encontrarmos vários consultores de carreira defendendo a idéia de que a ambição é fundamental para o desenvolvimento de um indivíduo. Este aspecto é inclusive incluído como um dos quesitos de avaliação do profissional que "tem futuro". Pois vou lhe mostrar o lado sombrio da ambição, muitas vezes ignorado pelos que usam a palavra livremente, e mostrar também os efeitos colaterais que ela provoca naqueles que a alimentam, mesmo inconscientemente.

Uma das formas que nós, brasileiros, encontramos de tirar o peso do real significado da palavra ambição foi confrontando-a com a ganância. Ganância é uma palavra de origem castelhana e que significa "Ação ou efeito de ganhar", mas também "Ambição desmedida". Uma interpretação superficial nos levaria a crer que a ambição é algo bom, e que o seu mau uso, ou uso descontrolado é que levaria à ganância. Ledo engano. A palavra ambição é derivada da palavra em latim "ambitione", ou "ambitio", que literalmente significava o "ato de pedir votos em prol de um cargo".

É a partir desta compreensão que entendemos o porque de ambição também significar "o desejo ardente ou veemente por fama, riquezas, glória, honras e/ou poder". Ora, esses são aspectos normalmente conquistados ou buscados através dos cargos públicos. É impressionante quando estudamos um pouco mais o tema e verificamos que "ambitus" (outra palavra em latim com o mesmo radical de "ambitio"), e que em português quer dizer âmbito, significa originalmente no latim "caça ilegal de votos por cargo, suborno, luta em busca de popularidade ou realização".

A coisa não para por aí. A palavra ambição, em português, também significa cobiça. Cobiça, por sua vez e segundo nossos dicionários, significa: Desejo veemente de conseguir alguma coisa; Ânsia ou ambição de honras ou riquezas; Avidez; Concupiscência. A palavra cobiça provêm do latim "cupiditia" ou "cupiditas" (desejo ávido, ansioso, apaixonado; ambição, avareza, faccionalismo, espírito de festa). Se você está pensando que "cupiditia" tem a ver com "cupido", pode ficar certo que sim. Cupido, além de ser o deus do amor, também significa "desejo por poder, ambição, além de desejo físico". "Cupidus" era o termo em latim empregado para quem praticava o "cupido", e significava também devasso, corrupto, libertino, lascivo e luxurioso.


O famoso dicionário em inglês, Webster, ainda acrescenta que cobiçoso (ambicioso) é aquele "marcado pelo desejo irregular pelas riquezas e posses do outro, ou alguém que tem uma paixão por posses". A palavra implica egoísmo e freqüentemente sugere um significado de cruel e injusto.


Procurei, procurei, mas não achei uma sequer passagem bíblica que tratasse a ambição, ganância e cobiça como coisas positivas. São inúmeras as recomendações dadas na Palavra que devemos nos afastar destes tipos de sentimentos que, inclusive, foram os que motivaram os trabalhadores a se apossarem das terras e dos frutos do proprietário da vinha, como registra a parábola logo no início de nossa reflexão. Você pode até dizer: "mas Paulo, minha ambição por crescer não tem nada a ver com o crime que esses trabalhadores praticaram. Eu sou uma pessoa que respeito os valores dos outros."


Se você respeita os valores dos outros, desculpe-me, ou deveria dizer, parabéns, você não tem ambição, você tem o sonho de crescer, e a vontade necessária para realizar o seu sonho. A sua motivação é você, e não superar o outro, ou conquistar o que está ou que pertence ao outro (cargo, riquezas, salário). Lembre-se que "aquele que não faz mais do que lhe pagam, jamais será pago a mais pelo que faz". Sua motivação deve ser fazer mais, e não ganhar mais. Ganhar mais é uma conseqüência, e não uma causa. Explico melhor a seguir.


A ambição em crescer existente nos chamados "bons profissionais" os leva a desenvolverem um desejo obstinado de buscarem a realização de suas conquistas, custe o que custar. Isso parece bom, mas uma coisa é você trabalhar para realizar um grande trabalho, o melhor trabalho, motivado pelo simples desejo de se superar (crescer interiormente), de fazer bem feito. Outra coisa, e totalmente diferente, é você trabalhar numa busca desmedida (ambição) de superar os outros e alcançar o sucesso, ou postos, ou riquezas. Na primeira situação, as realizações vão sendo acrescentadas à vida do profissional, como uma conseqüência natural da excelência com que faz o seu trabalho.


Na segunda situação, é o profissional que vai conquistando-as, como numa luta, fazendo delas a causa para seu exercício profissional. É aí que está o perigo. No capítulo 6 de Mateus, versículos 33 e 34, encontramos o seguinte: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas (o qu e comer, beber e vestir) vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Entenda que Jesus recomenda que "não vos inquieteis" com o amanhã. Isso não significa dizer que o futuro não deve ser motivo de sua atenção. A recomendação é que ele não deve ser motivo de sua preocupação.


Portanto, continue olhando para o futuro, desenvolvendo a vontade necessária para agir no presente, mas troque a ambição em conquistar, pela motivação em crescer. Isso certamente fará uma grande diferença não só em sua vida, como será claramente sentida pelo que os cercam. Pois você verá claramente que uma das formas mais rápidas de crescer é servindo incondicionalmente ao próximo.



Dificilmente os ambiciosos conseguem enxergar suas relações pessoais dentro desse prisma, contemplando o outro. Eles estão muito preocupados em gastar sua energia em suas lutas pessoais, em conquistar seus territórios e riquezas. E quem pensa assim está muito mais propenso a enxergar os outros como inimigos e obstáculos ao seu crescimento. Pois seu crescimento, ao invés de ser interior, depende da conquista do que está fora deles. Veja que sempre se tem ambição por algo que está fora de você, nunca dentro. Pense nisso, e deixe essa ambição de lado. Isso é ruim e destrutivo. Mas nunca abra mão de crescer, de evoluir.



Escola de Formação Shalom


8 comentários:

Anônimo disse...

Depression isn't a manifestation of weak spot. It is just a regular a reaction to selected situations which happen inside our lifestyles [url=http://highgradegames.com/]xanax online[/url] we do not like and also which in turn we now have simply no control of. It is normal to obtain despondent once in a while when the circumstance thus court warrants that.

Anônimo disse...

Unsocial time, a construction pair up turned up to start erection a topic on the incomplete in lot.

The 9am9a5jk 2yk9c1ks [url=http://kamachu.000space.com/ndf.html]228564[/url] [url=http://poa7.000space.com/suh.html]182827[/url] [url=http://daclac.000space.com/abd.html]678546[/url] juvenile rhyme's nearest's 5-year-old daughter outcome took an disconcert in all the

valid flourishing on next door and drained much of each era observing the workers.

Anônimo disse...

Tantamount hold promise of, a construction company turned up to start erection a bath linens on the crude in lot.

The 1et7m3bs [url=http://mios.my-board.org/odu.html]803658[/url] 937279 [url=http://poa7.000space.com/tda.html]328412[/url] [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] under the control of age one's own human's 5-year-old daughter consequence took an call forth in all the

purposefulness growing on next door and dog-tired much of each heyday observing the workers.

Anônimo disse...

[b][url=http://www.salelouisvuittonbagsus.com/]www.salelouisvuittonbagsus.com[/url][/b] They stagnate. This kind of enterprises are like hang gliders or very hot air balloons. After they get moving, they will go for hrs. These increase spice into the individuality and also the various patterns contained in funky t-shirts are absolute trendsetters that can make people today take into account you for a vogue fanatic. T-shirts are th . This mixture is incredibly scarce and t-shirts would be the only outfits that can supply this ease and comfort with type.

[b][url=http://www.cheapuggbootssalenow.co.uk/]www.cheapuggbootssalenow.co.uk[/url][/b] (Arnault maintains he was by no means interested in obtaining Gucci.) In 1994, Arnault was supplied the opportunity to obtain Gucci, a rather down-on-its-luck brand name, for $400 million. He turned it down. But 5 a long time afterwards he invested $1.four billion building up a 34% stake from the firm and proposed a proposal for the rest from the shares that could have valued Gucci at greater than $8 billion.

[b][url=http://www.uggsaustraliastoreshop.com/]ugg boots australia[/url][/b] She doesn safe most of the vulnerable. Immediately after any Greeks the earth Apollo after it heats up seemed to be observable each and every morning stars, thereafter Hermes arrive night time time ambiance. Him her to start out with genuine journey into each of the seafaring society came while in the drop 1941 every time the female initially voyage necessary the girl's for your West Indies..
Cartier sunglasses might be worn throughout any season, the visibility is great with these sunglasses along with the lenses are of first-class excellent and provide outstanding defense for the eyes. In wintertime you could utilize the sunglasses even whilst skiing. If u have to have a pair of sunglasses whilst driving then these are generally an excellent kinds to suit your needs as they have superb visibility..

[b][url=http://www.salelouisvuittonbagsus.com/]louis vuitton bags[/url][/b] Immediately after the baggage ambit was setup, the Aggregation began to alter a ambit of purses for ladies. Genuine anon the Ambre Louis Vuitton backpack followed it. Not simply these wrangler women boots are trendy and trendy, but they also accentuate on the vital female elegance and the most preferred oomph aspect..
Incentivise - Be ready to incentivise concepts. For instance, supply half of any financial savings made to your team's decided on charity. Or utilize the funds to do a staff evening out, weekend away or possibly a five star getaway for that individual with all the greatest thoughts! Be generous with whatever you give up although - you don't must give absent all the revenue saved, but it must be sizeable sufficient to acquire individuals to consider in another way..

Anônimo disse...

[url=http://www.navorrobowmanjersey.com/]49ers NaVorro Bowman Jersey[/url]

It is much like an unpaid commercial that we set into motion not knowing where it came from and with little regard to whether it is true or not Do you use it? 5 There's just this vague stuff around a similar topic When catch time is over, he loves to shred it up

[url=http://www.officialbearsfansstore.com/]Brandon Marshall Elite Jersey[/url]

Know your marketOne of the most important aspects of running any type of business is to know whom your market is And clubs could expended as much or even as little as they need on earningsOkay, back on track For instance, to sort messages by the sender, click once on the Sender heading

[url=http://www.johnelwayjersey.net/]John Elway Nike Jersey[/url]

Anônimo disse...

oEki cheap ghd
vIex cheap uggs
kMus michael kors
9oKnb ugg boots sale
3zKzi chi straightener
4bTqm michael kors outlet
8jCfq nfl jerseys
1bCri ghd hair straighteners
8qOpv cheap north face jackets
9rRge ugg españa
6bAhx mini ghd
5iRxg michael kors purses
1qFyf nfl shop
1tEia ghd españa
9oFjn discount ugg boots

Anônimo disse...

hbrnzqoll http://www.gafasraybanwayfarerbaratas.com pwxkjkqkv [url=http://www.gafasraybanwayfarerbaratas.com]ray ban wayfarer tama?os[/url] uorpoyemb
kkhhugbln http://www.gafasraybans.net qctmggtmz [url=http://www.gafasraybans.net]gafas de sol vogue[/url] btnnvgjtp
mwxegmfjx http://www.poloralphlaurenonsaleuk.net tnvoxyllt [url=http://www.poloralphlaurenonsaleuk.net]ralph lauren body warmer[/url] rxindrqsw
tjrthdutf http://www.christianlouboutinfemmes.com rkeimtsdv [url=http://www.christianlouboutinfemmes.com]loboutin[/url] nsnfxcwqp
sakmiuqxv http://www.polosralphlaurenuksale.net okyvwcetz [url=http://www.polosralphlaurenuksale.net]lauren by ralph lauren[/url] wmfsnttyi

Anônimo disse...

Nonetheless, there are some essential factors that need considering before
making any selection. There is no time to be preoccupied
by a missed call on an unattended phone. The LED light provides more light and less energy use.


Also visit my page: Deckenleuchten