quarta-feira, 22 de abril de 2009

DESIGUALDADES CONTINUAM ACENTUADAS.

Estudo lançado em setembro de 2006 enfatiza que as conseqüências das desigualdades continuarão caso não sejam efetivadas ações que diminuam questões relativas ao tratamento diferenciado entre as raças.



A segunda edição do estudo Retratos da Desigualdade, lançada nesta segunda-feira, 25 de setembro, em Brasília, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), enfatiza que as conseqüências das desigualdades tenderão a continuar caso não sejam efetivadas ações que diminuam questões relativas ao tratamento diferenciado entre as raças. Para o estudo, é notório que pessoas brancas têm mais acessos aos serviços e bens públicos do que as pessoas de cor negra.



Baseados na Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (Pnad), de 2004, o estudo diz que os percentuais refletem as desigualdades entre os brasileiros, quando muitos deixam de ter acesso a serviços básicos como educação, saúde, moradia, etc e, também, quando são denominadas como brancos ou negros, homens ou mulheres.



"As diferenças raciais tendem a se perpetuar, caso não sejam empreendidas ações voltadas a reverter o atual quadro, no qual as diferenças entre brancos e negros impressionam: a média de 7,7 anos de estudo entre os brasileiros brancos se contrapõe a 5,8 anos entre os brasileiros negros", diz a edição de Retratos das Desigualdades, em relação à educação.



Os números na parte educacional deixam as diferenças mais nítidas. Em 2004, 16% dos negros maiores de 15 anos eram analfabetos, esse valor era de apenas 7% para os brancos. Entre as crianças negras de 10 a 14 anos de idade, o analfabetismo chega a 5,5%, comparados a 1,8% entre as crianças brancas da mesma idade. Apesar disso, entre os mais jovens o fosso racial ainda é de menor magnitude que entre os mais velhos: em 2004, 47% dos negros com 60 anos ou mais de idade eram analfabetos, enquanto 25% dos brancos estavam na mesma situação.



O documento analisa ainda a expectativa de vida. As mulheres brancas, em 2000, esperavam viver 73,8 anos quando nasciam; as mulheres negras, 69,5 anos; os homens brancos, 68,2 e os homens negros, 63,2 anos. Essas desigualdades na expectativa de vida refletem, diz o estudo, o menor acesso a bens e serviços de saúde, à educação, a serviços de infra-estrutura, como abastecimento de água, esgoto, etc. e, certamente, à maior mortalidade por causas externas (homicídios, acidentes) entre negros – no caso dos homens.



No quesito saúde, as diferenças percentuais continuam. Entre as mulheres negras, 44,5% jamais haviam realizado o exame clínico de mamas, contra 27% das brancas. O mesmo pode ser observado para a mamografia – 60% das mulheres brancas e 43% das negras já realizaram o exame ao menos uma vez. Para o exame de colo do útero, a diferença entre brancas e negras diminui – cobertura de 82% das mulheres brancas e 73% das negras. Na comparação racial, enquanto 12% da população branca declararam nunca ter consultado dentista, entre os negros esse percentual sobre para 20%.Enquanto 6,8% dos homens e 7,9% dos brancos encontravam-se desempregados, em 2004, no caso das mulheres e dos negros as taxas de desemprego alcançaram valores bem mais altos, 11,7% e 10%, respectivamente. De acordo com o estudo, as mulheres negras encontraram maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em 2004, 13,3% das mulheres negras estavam desempregadas, ao passo que, entre os homens brancos – grupo em melhores condições laborais –, esta parcela era significativamente menor: apenas 6,1%.



Em 2004, 19,5% da população branca situava-se abaixo da linha de pobreza, enquanto mais do dobro, ou 41,7%, da população negra encontrava-se namesma situação de vulnerabilidade. No caso de indigência, a situação é tão ou mais grave: enquanto 6,4% dos brancos recebem menos de um quarto de salário mínimo per capita por mês, esse percentual salta para 16,8% da população negra, quase três vezes mais na comparação com o grupo dos brancos.



"Se não podemos afirmar que a pobreza tem um rosto feminino em função do tipo de medida utilizada, ela sem dúvida é negra e vem se mantendo negra historicamente", ressalta o trabalho desenvolvido pelo Ipea.




Retratos da Desigualdade leva em consideração que o Brasil era composto, em 2004, de 51,4% de brancos; 42,1% de pardos; 5,9% de pretos; 0,4% de amarelos e 0,2% de indígenas. No que diz respeito ao sexo, o Brasil era composto por 48,7% de homens e 51,3% de mulheres. Havia 4.707.835 de mulheres a mais em relação aos homens.





Matéria extraída da ADITAL Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: www.adital.org.br





Disponível em: http://www.salesianos.com.br/Subsidios.asp

Nenhum comentário: