segunda-feira, 6 de abril de 2009

DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA DA SEMANA SANTA.


Como prometi no artigo anterior trago neste pequeno artigo algumas sugestões de músicas, livros e filmes que o ajudarão a entrar no clima da Semana Santa. Lembrando que minhas dicas não são verdades absolutas, até porque cada um tem o seu modo de vivenciar a Palavra de Deus. Espero que minhas humildes dicas sejam apenas o ponta pé inicial para que torne-se frequentemente em sua vida as coisas de Deus.
Primeira dica: Música.
A mais difícil para mim, pois a música católica é riquíssima. Adriana, Anjos de Resgate, Flavinho, Irmã Kelly Patrícia, Padre Fábio de Melo, Padre Jonas Abib, Padre Zezinho são apenas alguns exemplos dos milhares excelentes Ministros da Música católicos. Citei esses por terem no seu repertório músicas mais lentas e reflexivas, que são excelentes para entramos no clima. Mas se você preferir, pode também optar por outro Ministro da Música mais agitado, animado. O importante é você ouvir a partir desta semana, a música católica.
Dois excelentes títulos podem ajudá-lo a aprofundar na oração: Entoai Salmos da Comunidade Canção Nova e Minha Casa é Casa de Oração dos Monges Beneditinos.
Segunda dica: Livros
Primeira dica sem dúvida é a Bíblia Sagrada. Cristão católico deve sempre ter a prática de ler a Palavra de Deus e tentar colocar em prática em sua vida o que Ela prega. Sem dúvida a leitura e aprofundamento da Bíblia devem ser freqüentes em nossa vida. Se você não tem essa prática, comece nesta semana a ler. Leia principalmente os Evangelhos. São Marcos é excelente para quem está começando, pois se trata do menor Evangelho. As Cartas de São Paulo, São Tiago e São João, também são excelentes dicas para quem está iniciando a prática de ler a Palavra de Deus.
A outra dica é o livro Imitação de Cristo. Muitos o consideram, depois da Bíblia o livro perfeito para instruir o cristão em como viver o Evangelho. Excelente também, para ser lido e meditado, em especial, após a Sagrada Comunhão.
Uma outra dica para essa semana santa é a leitura do livro As Sete Palavras de Cristo na Cruz, do professor Felipe Aquino. Uma excelente meditação para esta semana.
Também indico os livros Quem me roubou de Mim do Padre Fábio de Melo, Buscai as coisas do Alto do Padre Léo e Sim, sim, não, não do Padre Jonas Abib. Excelentes para uma reflexão sobre si mesmo.
Minha última dica são livros que falem histórias de Santos e Santas da Igreja, e até mesmo relatos dos próprios. Lendo as histórias desses irmãos, humanos iguais a nós que conseguiram superar o pecado a ponto de ser exemplos para todos nós servem de inspiração para nossa luta diária para sermos aquilo que Deus quer de nós.
Terceira dica: Filmes.
Esta é minha dica favorita, pois sou apaixonado pela sétima arte. Existem excelentes filmes fiéis a Palavra de Deus.
Primeiramente, não poderia deixar de citar o meu filme favorito: A Paixão de Cristo do diretor Mel Gibson. Ajuda-nos a refletir o sacrifício de Jesus por nós. Cada vez que eu o assisto, uma lição nova em aprendo. Excelente reflexão para esta semana. Assisti-lo pelo menos uma vez nessa semana, para mim, é algo que devemos incluir na nossa programação em casa.
O Evangelho Segundo Mateus, Jesus segundo Lucas e O Evangelho Segundo João filmaram cada versículo dos respectivos Evangelhos são excelentes dicas para assistir nesta semana.
Filmes que relatam a vida de Santos da Nossa Igreja também nos ajudam a entrar no clima desta semana. Francesco, Irmão Sol, Irmã Lua (ambos que narram à vida de São Francisco de Assis), Maria Goretti, Santa Rita de Cássia, Padre Pio são apenas algumas dicas que podemos incluir na nossa lista de filmes. João Paulo II e Madre Tereza de Calcutá são outras boas pedidas para entrarmos no clima.
Quarta dica: Pregações.
Minha última dica são pregações. Existem excelentes pregações em CD, DVD e MP3. Elas estão disponíveis tanto nas lojas, como na internet onde você possa baixá-las. São diversos temas relacionados à fé e nós mesmos que servem para, além de entrarmos nos clima da Semana Santa, nos aprofundamos nas coisas de Deus e nos renovarmos e nos curarmos.
Essas são apenas algumas dicas. Que cada um saiba, ao seu modo, entrar no clima da Semana Santa.
Que todos tenham um excelente e abençoada Semana Santa.
Vivam intensamente este tempo de graça.
Rick Pinheiro
Teólogo, professor de Ensino Religioso, Bacharel em Direito e coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário: